T odos nós sabemos o que é ira, porque nós a experimentamos com muita freqüência. Às vezes ela vem através de uma simples chateação; outras vezes, motivada por uma profunda indignação. A ira é uma completa, normal, perfeita e saudável emoção humana. Porém, quando fora de controle, pode se tornar destrutiva e gerar muitas dores e uma quantidade enorme de problemas.
A melhor maneira de lidar com a ira é mudando a sua maneira de pensar. Pessoas iradas têm a tendência de se exaltar, xingar e usar palavras e termos que reflitam o seu interior. Quando uma pessoa está dominada pela ira, o seu raciocínio passa a assumir uma postura exagerada e extremamente dramática. Aqui é que a mudança tem que tomar lugar. Ao invés de dizer: “Oh! Isso é horrível, tudo está arruinado!” diga a si mesmo: “Isso é frustrante, mas Deus está no controle. Eu estou irado com esta situação, mas isso não é o fim do mundo, e radicalizar na minha ira – absolutamente – não irá me ajudar em nada.”
Lembre-se de que você jamais poderá eliminar a ira. Esta é uma emoção como qualquer outra. Nesta vida sempre haverá novas oportunidades para que você se ire. A vida está carregada de imensas frustrações, dores, perdas e as imprevisíveis atitudes das outras pessoas. Essas coisas você não pode mudar. Mas – decididamente – você pode mudar a maneira como esses eventos venham a lhe afetar. Ire-se mas não peque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário